🚨 OPERAÇÃO FANTASMA 🚨
SEPOL/ SSPIO/ DGPE/ DRCC/ DRCI
POLÍCIA CIVIL CUMPRE MANDADO DE PRISÃO PREVENTIVA PELA PRÁTICA DOS CRIMES DE EXTORSÃO, INVASÃO DE DISPOSITIVO INFORMÁTICO E FURTO QUALIFICADO PELO ABUSO DE CONFIANÇA (art. 158, 154-A, §2 e 155, §4, II, CP)
Capturado: JOSÉ WELINGTON SIMÃO PAIVA
Processo: 0803146-80.2025.8.19.0601
RO: 218-00661/2025

Na manhã desta terça-feira, 23SET2025, policiais civis da Divisão de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC)/ Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), coordenados pelo Delegado Titular, Dr. Luiz Lima, e pela Delegada Assistente, Dra. Luciana Fonseca, deflagraram a segunda fase da OPERAÇÃO FANTASMA – SEGUNDA FASE, com o objetivo de cumprir MANDADO DE PRISÃO PREVENTIVA contra JOSÉ WELINGTON SIMÃO PAIVA, líder de TI investigado por EXTORSÃO, INVASÃO DE DISPOSITIVO INFORMÁTICO E FURTO QUALIFICADO PELO ABUSO DE CONFIANÇA contra uma empresa de logística multinacional.
A empreitada criminosa teve início em 06ago2025, quando o investigado, valendo-se do acesso privilegiado a sistemas corporativos, começou a praticar crimes de extorsão, invasão de sistemas e furto de informações estratégicas, exigindo pagamento em criptomoedas sob ameaça de divulgação de conteúdos sensíveis, o que afetou diretamente as operações da empresa. Inicialmente interpretado como ataque externo, somente em 13ago2025 a suspeita recaiu sobre o autor e, diante da iminência de um ataque cibernético, a empresa noticiou o fato a esta Especializada.
A primeira fase da OPERAÇÃO FANTASMA consistiu na busca e apreensão no endereço do suspeito, oportunidade em que foram apreendidos e analisados aparelhos tecnológicos que permitiram confirmar que o mesmo era, de fato, o autor dos crimes.
Durante as investigações, restou evidenciado que JOSÉ WELINGTON era líder de TI de uma multinacional de logística e, abusando da confiança e das informações que possuía em razão do cargo, promoveu verdadeiro ataque cibernético contra a empresa, manipulando sistemas e orquestrando e executando extorsões com vazamento de informações confidenciais da própria empregadora. Os prejuízos econômicos decorrentes da conduta do investigado são estimados em R$1 milhão de reais, além de expor dados estratégicos de clientes e parceiros, ocasionar a paralisação parcial das atividades empresariais e impor a necessidade de contratação emergencial de serviços especializados de segurança cibernética, com custos adicionais e relevante abalo à reputação institucional da empresa vítima.
Nas primeiras horas da manhã de hoje, fora deflagrada a SEGUNDA FASE DA OPERAÇÃO FANTASMA, no município de ENGENHEIRO PAULO DE FRONTIN, onde foi cumprido o MANDADO DE PRISÃO PREVENTIVA em desfavor de JOSÉ WELINGTON. Surpreendido em casa, no momento que se preparava para empreender fuga, JOSÉ recebeu voz de prisão e não reagiu à abordagem, tendo sido conduzido à sede desta Especializada para os procedimentos de praxe e, posteriormente, para o sistema prisional, onde permanecerá à disposição da justiça.
Saiu nas mídias:
Instagram DGPE/SEPOL: https://www.instagram.com/reel/DO8urArDRuA/?igsh=MW1xMXB4bzdoeThlYQ==
BandNews FM Online: https://www.band.com.br/bandnews-fm/rio-de-janeiro/noticias/homem-e-preso-por-ataque-cibernetico-com-prejuizo-de-r-1-milhao-202509231342
A voz da Cidade: https://avozdacidade.com/wp/suspeito-de-ataque-cibernetico-a-empresa-de-logistica-e-preso/
O São Gonçalo: https://www.osaogoncalo.com.br/seguranca-publica/159352/policia-prende-hacker-que-causou-prejuizo-de-r-1-milhao?_=amp
X – PCERJ: https://x.com/pcerj/status/1970504740514517267?s=46
🦅 POLÍCIA CIVIL, EM DEFESA DE QUEM PRECISAR.
